Normas para trabalhos

I) NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO


Título: centralizado, maiúsculas e negrito (sem grifos);

Nome(s) do(s) autor(es): alinhado à esquerda, uma linha abaixo do título, com maiúscula só para as letras iniciais. Logo em seguida, entre parênteses, indicar instituição a que está vinculado o(s) participante(s). Inserir em nota de rodapé: titulação, projeto que desenvolve atualmente (caso aluno de iniciação cientifica, mestrado ou doutorado), e-mail de cada um dos participantes.

Resumo: a palavra RESUMO em caixa alta, fonte 12, sem negrito e maiúscula, três linhas abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguida de dois pontos. O texto-resumo deverá ser escrito com recuo de 3 cm de margem superior e esquerda; e 2 cm, margens inferior e direita. O resumo deve ter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras.

Palavras-chave: alinhar com as mesmas margens. O corpo de texto deve ser com fonte 12. A expressão palavras-chave deve estar sem negrito, seguida de dois pontos. Contendo no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave. Dever ser separadas por ponto.

OBS.: O ARQUIVO DEVE SER IDENTIFICADO COM O NOME DO PARTICIPANTE.


II) NORMAS PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação sob a forma de pôster deverá obedecer às seguintes especificações:
a) Painel no formato de 1,20m de altura por 0,90m de largura, em que conste o novo brasão da UFPI, o título do trabalho, nome do(s) autor(es) e do orientador.
b) O texto deverá conter introdução/justificativa, objetivo(s), metodologia, parcerias/financiamento (no caso de bolsistas IC), resultados e conclusão. A inclusão de fotos, figuras ou tabelas é facultativa. 

c) Os trabalhos serão expostos no CCHL da UFPI em horários a serem estabelecidos pela Comissão Organizadora do V Encontro Norte-Nordeste ABRAPLIP -  UFPI.


III) NORMAS TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO COMPLETO


Os trabalhos deverão conter de 8 a 12 páginas para comunicações e de 10 a 15 páginas para palestrantes e conferencistas. 

Título: centralizado, maiúsculas e negrito (sem grifos);

Nome(s) do(s) autor(es): alinhado à esquerda, uma linha abaixo do título, com maiúscula só para as letras iniciais. Logo em seguida, entre parênteses, indicar instituição a que está vinculado o(s) participante(s). Inserir em nota de rodapé: titulação, projeto que desenvolve atualmente (caso aluno de iniciação cientifica, mestrado ou doutorado), e-mail de cada um dos participantes.

Resumo: a palavra RESUMO em caixa alta, fonte 12, sem negrito e maiúscula, três linhas abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguida de dois pontos. O texto-resumo deverá ser escrito com recuo de 3 cm de margem superior e esquerda; e 2 cm, margens inferior e direita. O resumo deve ter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras.

Palavras-chave: alinhar com as mesmas margens. O corpo de texto deve ser com fonte 12. A expressão palavras-chave deve estar sem negrito, seguida de dois pontos. Contendo no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave. Devem ser separadas por ponto.


Abstract: mesmas observações sobre resumo.


Keywords: mesmas observações das palavras-chave.

Texto: deve ser escrito em Times New Word, corpo 12, espaçamento 1,5 entre linhas. Não usar espaçamento entre parágrafos. Usar uma linha de espaço entre o corpo do texto e os subitens, ilustrações e tabelas, quando houver.

Parágrafos: recuo de primeira linha: 1,25 cm.

Subtítulos: sem adentramento, em negrito, só com a primeira letra em maiúscula, sem numeração.


Tabela e ilustrações: (fotografias, desenhos, gráficos etc.) - devem vir prontas para serem impressas, dentro do padrão geral do texto e no espaço a elas destinados pelo autor.


Notas: devem aparecer ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento, contendo corpo do texto 10. No caso de ênfase ou destaque no corpo do texto, use negrito e para palavras em língua estrangeira, use itálico.


Citações: até três linhas vêm entre aspas (sem itálico), seguidas das seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor, ano de publicação e página(s).
Com mais de 3 linhas, vêm com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte 10), sem aspas, sem itálico e também seguidas do sobrenome do autor, ano de publicação e página(s). As citações em língua estrangeira devem vir em itálico e traduzidas em nota de rodapé. Em caso de dúvida, verificar Associação Brasileira de Normas e Técnicas - ABNT 2011.

Anexos: caso existam, devem ser colocados após as referências, precedidos da palavra ANEXO, no topo da página, em maiúscula e negrito, sem adentramento e sem numeração. Quando constituírem textos já publicados, devem incluir referência completa, bem como permissão dos editores para publicação. Recomenda-se que anexos sejam utilizados apenas quando absolutamente necessários.

Referências: devem ser apenas aquelas referentes aos textos citados no trabalho. A palavra REFERÊNCIAS deve estar em negrito, sem adentramento, duas linhas antes da primeira entrada.

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